No jogo 4 entre New York Rangers e Los Angeles Kings pela final da Stanley Cup, os novaiorquinos, então conseguiram conquistar sua primeira vitória na série, e adiando o segundo titulo da Stanley Cup na história do Los Angeles Kings.
Henrik Lundqvist foi fundamental na primeira vitória dos Rangers, o sueco parou 40 chutes em sua meta, terminando com um aproveitamento maior à 97%, Lundqvist ainda teve que trabalhar muito nos dois últimos períodos para assegurar a vitória.
Como de costume com exceção ao jogo 3, os Rangers saíram na frente, mas dessa vez com Benoit Pouliot, que desviou um chute vindo de John Moore e matou qualquer chance de defesa para Jonathan Quick. No segundo período, Martin St. Louis ampliou para 2-0 e empurrou a torcida presente no Madison Square Garden. Na sequência o defensor Dan Girardi acabou se atrapalhando e o capitão Dustin Brown acabou aproveitando bem a chance que teve no breakaway, deslocou Lundqvist e diminuiu para 2-1. O terceiro período, foi totalmente controlado pelos visitantes, pois conseguiram encurralar a defesa dos Rangers que contava com seu experiente goleiro em uma noite magnifica, Lundqvist fez 15 defesas neste período, enquanto Quick fez apenas uma, Rick Nash ainda perdeu uma clara chance de gol no empty net nos instantes finais do jogo que poderia decretar a vitória novaiorquina com certa facilidade, mas os Rangers conseguiram assegurar a vitória por 2-1 e forçando o jogo 5 em Los Angeles.
"Nós não queriamos ver a Copa saindo em nosso gelo nesta [quarta-feira]", disse Lundqvist. "Só de pensar nisso me faz sentir doente."
Jonathan Quick, que no jogo passado fez 32 defesas e um shutout, enfrentou 19 chutes e parou 17 deles. Os Kings foram capazes de controlar a maior parte do jogo graças a sua taxa de sucesso de 63% em faceoffs (41-24), mas não conseguiu descobrir uma forma de passar por Lundqvist e trazer à Stanley Cup fora de casa.
ESTATÍSTICA do goleiro
"Queríamos fechar a série e conquistar a Stanley Cup hoje à noite e não fomos capazes de fazê-lo", disse Anze Kopitar. "Agora temos uma equipe desesperada à entrar em nosso campo de batalha."
Los Angeles esperava se tornar a primeira equipe desde 1998 para completar uma varredura na final. Os Rangers vai tentar ser a segunda equipe para apagar um buraco 3-0 na final e passar a ganhar a Stanley Cup.