quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Saku Koivu anuncia aposentadoria depois de 18 temporadas na NHL

Saku Koivu foi o vencedor do prêmio "King Clancy Memorial Trophy" em 2007 (Getty Imagens)

Depois de passar 18 temporadas na maior liga profissional de hóquei no gelo, por onde jogou 1.124 vezes entre o Montreal Canadiens e os californianos do Anaheim Ducks, Saku Koivu anunciou sua aposentadoria.

"Olhando para trás aonde joguei 22 anos no nível profissional, primeiro na Finlândia e em seguida na NHL, eu me sinto verdadeiramente abençoado e realizado", disse Koivu em um comunicado ao site da NHLPA. "Eu tenho contemplado minha aposentadoria por algum tempo e estou muito confiante na minha decisão.

Em 2001 Saku Koivu passou pelo momento mais difícil de sua vida, uma batalha contra o câncer que foi descoberta pelo Doutor David Muler, médico particular do Montreal Canadiens. A demonstração pessoal com coragem de Saku Koivu, como um sobrevivente do câncer são uma fonte de inspiração e orgulho para seus companheiros de equipe.



Mais de 10 anos se passaram após esse incidente e Saku Koivu conseguiu o carinho de vários torcedores em Montréal, mesmo quando retorna para confronta-los é ovacionado por seus ídolos. Nesta última temporada, ano de 2013-14 Koivu apareceu em 65 jogos da temporada regular, aonde registrou 29 pontos (11 gols, 18 assistências) suas ultimas cartadas na NHL. Em 19 de junho de 2014, os Ducks anunciaram que não estaria oferecendo a Saku Koivu um novo contrato para a temporada 2014-15, tornando-o um agente livre. Muitos dos torcedores do Montreal Canadiens esperavam que Koivu retornasse ao Canada para fazer sua ultima temporada, mas o comentário que o finlandês descreveu sobre sua aposentadoria parecia ser algo que já era previsto pelo próprio jogador antes mesmo da temporada chegar ao fim.

Fonte: Pro Hockey Talk 

Nenhum comentário :

Postar um comentário