sábado, 27 de dezembro de 2014

World Junior Championship - Dia 2



Ontem (26), tivemos o início de uma das competições mais legais do hóquei. o Mundial Juniores. Sediado no Canadá, os jogos ocorrem no Bell Centre (MTL) e Air Canada Centre (TML). Vou fazer um breve resumo antes de iniciar o post:

O campeonato é composto por 10 seleções: Canadá, EUA, Finlândia, Eslováquia e Alemanha pelo Grupo A e Suécia, Rússia, Dinamarca, República Tcheca e Suíça pelo Grupo B. 

Vitória no tempo regulamentar dá ao time 3 pontos. Para o time perdedor, nenhum ponto. Se o jogo for à prorrogação, cada time automaticamente leva 1 ponto, que é dado ao perdedor. O time que vencer no tempo extra, leva 2 pontos. O shootout nas competições de seleções é chamado de Game Winning Shot (GWS). 

Os 4 melhores times de cada Grupo avançam aos playoffs e os dois piores de cada jogam a chamada "partida do rebaixamento". O nome é auto-explicativo, quem perder, vai para a segunda divisão. O primeiro do Grupo A pega o quarto do B, o primeiro do B o quarto do A e assim por diante. 

Explicado como funciona a competição, vamos dar início realmente ao post.

Dia 1 - Revisão

Dinamarca 2-3 Rússia - GWS 

Em um jogo que todos esperavam uma vitória tranquila da Rússia, sem nenhuma dificuldade, acabou acontecendo exatamente ao contrário. Os russos começaram dominando o jogo mas, após uma penalidade, os dinamarqueses tiveram a chance de um jogador a mais e abriram o placar com o prospecto do Columbus Blue Jackets, Oliver Bjorkstrand. Após isso, as zebras viraram leões e dominaram os russos. Alguns minutos depois, novamente no PP, Nikolaj Ehlers (WPG) fez 2-0 e deixou os russos em uma situação complicada. Os russos voltaram pro jogo melhores e conseguiram empatar o jogo com Nikolai Goldobin e Maxim Mamin. No GWS, Sergei Tolchinski marcou e deu a vitória aos russos. Destaque da partida foi o goleiro dinamarquês, George Sorensen, que fez mais de 35 defesas e evitou um massacre russo no terceiro período. O melhor jogo da rodada

Destaque: George Sorensen (38 defesas).


Finlândia 1-2 Estados Unidos - GWS

No que por muitos era o melhor jogo da rodada, EUA e Finlândia não protagonizaram desde o início um jogo emocionante. Com menos de dois minutos, em um erro da defesa americana, Mikko Rantanen colocou os finlandeses na liderança. Como esperado, EUA não se intimidou e foi em busca do empate que veio no PP com Alex Tuch (MIN). O segundo período continuou sem muita emoção e nenhum time marcou. No terceiro e melhor período do jogo, também não houveram gols. No OT, Will Butcher (COL) salvou os americanos ao fazer um bloqueio com o gol aberto faltando apenas 1 segundo para o final. No GWS, Chase de Leo (WPG) marcou e venceu para os americanos. Vale destacar a atuação dos goleiros, Ville Husso (STL) e Thatcher Demko (VAN), que deixaram o jogo páreo para que não houvesse domínio de apenas um time.

Destaque: Ville Husso (37 defesas). 


Suécia 5-2 República Tcheca 

Um jogo cheio de erros defensivos resume o que foi  Suécia vs. Rep. Tcheca. Com vários breakaways e turnovers, Suécia se deu melhor e conseguiu fazer um fácil 2-0, com Adrian Kempe (LAK), no PP, e Jens Looke. Após isso, com mais erros, Jakub Vrana (WSH) marcou dois seguidos e empatou para a República Tcheca. Logo após o segundo gol de Vrana, William Nylander (TML) fez o que faz de melhor e colocou a Suécia na liderança novamente. Depois do gol, a Suécia dominou e Adrian Kempe, novamente no PP, fez seu segundo, tirando praticamente todas as chances dos tchecos no jogo. Jacob de la Rose (MTL) fechou a conta. 

Destaque: Oskar Lindblom (3a). 


Canadá 8-0 Eslováquia 

No jogo mais previsível da rodada, Canadá não teve pena da Eslováquia e fez 8-0. No primeiro período, Robby Fabbri (STL), com dois gols e Anthony Duclair (NYR) comandaram o início do show, junto de Sam Reinhart (BUF) e Max Domi (ARI), e fizeram um fácil 3-0. Na segunda etapa, sem piedade alguma, Nick Paul (DAL), Brayden Point (TBL) e Nic Petan (WPG) marcaram os gols canadenses. No terceiro período, com o time canadense tirando o pé do freio, Jake Virtanen (VAN) fez o único e fechou o caixão eslovaco. Destaque coletivo para a linha Domi-Reinhart-Duclair e a sintonia Robby Fabbri com Nic Petan.

Destaque: Robby Fabbri (2g/2a).


Dia 2 - Previsão 


Dinamarca vs. Suécia - 16h (Grupo A)

Possivelmente o melhor jogo da rodada, a surpresa Dinamarca tenta conquistar mais pontos e se manter firme para avançar de fase. A Suécia busca os 6 pontos e a liderança isolada do grupo A. Os dinamarqueses fizeram um forecheck muito efetivo contra os russos e os suecos tiveram vários turnovers na zona defensiva e cederam alguns breakaways. A Suécia leva vantagem sobre os dinamarqueses mas será interessante ver esse duelo. 

Melhores prospectos de cada seleção:

Nikolaj Ehlers (DIN)
Oliver Bjorkstrand (DIN) Mads Eller (DIN)
Robert Hagg (SUE)
William Nylander (SUE)
Jacob de la Rose (SUE)
Adrian Kempe (SUE)
Anton Karlsson (SUE)
Victor Olofsson (SUE)
Linus Soderstrom (SUE)
Gustav Forsling (SUE)
Oskar Lindblom (SUE)


Eslováquia vs. Finlândia - 19h (Grupo A)

A Eslováquia vem de um esperado massacre para o Canadá e busca tentar ao menos um ponto contra os finlandeses. Do outro lado, a Finlândia vem de um duro jogo contra o Estados Unidos e mostrou que pode ser perigoso na competição. O favoritismo beira para o lado finlandês, mas podemos esperar uma eslováquia menos retraída do que contra os canadenses.

Melhores jogadores de cada seleção:

Martin Reway (ESL)
Peter Cehlarik (ESL)
Christian Jaros (ESL)
Erik Cernak (ESL)
Julius Honka (FIN)
Ville Husso (FIN)
Jesse Puljuljarvi (FIN)
Artturi Lehkonen (FIN)
Sebastian Aho (FIN)
Sami Niku (FIN)
Kasperi Kapanen (FIN)
Juuse Saros (FIN)
Mikko Rantanen (FIN)


República Tcheca vs. Suíça - 20h (Grupo B)

A Suíça faz sua estreia na competição contra a República Tcheca, que foi derrotada por 5-2 pela Suécia. Pelo time que tem, a Rep. Tcheca leva alguma vantagem, mas caso Timo Meier, Kevin Fiala e Denis Molgin joguem o que se espera, os suíços poderão dificultar o jogo.

Melhores jogadores de cada seleção:

Vitek Vanecek (REP)
Jakub Vrana (REP)
David Pastrnak (REP)
Dom Masin (REP)
Pavel Zacha (REP)
David Kampf (REP)
Dom Kubalik (REP)
Kevin Fiala (SUI)
Timo Meier (SUI)
Plus Suter (SUI)

Alemanha vs. Canadá - 23h (Grupo A)

A Alemanha tem a dura missão de estrear na competição contra o Canadá, que teve sua sétima estreia seguida em Mundiais Juniores vencendo por mais de 6 gols, dessa vez contra a Eslováquia. O fato de Leon Draisaitl não ter sido liberado pelo Edmonton Oilers, deixa o time alemão enfraquecido e é praticamente certeza de vitória canadense hoje. Os alemães irão brigar pela quarta posição do grupo com a Eslováquia.

Melhores jogadores de cada seleção:

Todos (CAN)
Andreas Eder (ALE)
Dominik Kahun (ALE)
Frederik Tiffels (ALE)
David Trinkberger (ALE)



Tabela de classificação após o dia 1:


Líderes em pontos após o dia 1:




Nenhum comentário :

Postar um comentário